Brasília, 26 de junho de 2017
04
mar

0

Comentários

12 causas do fracasso na liderança

04 de março, 2015 | Autor: Prof. Marins | Tópicos: Liderança
Tags: , ,

Richard Denny, autor e consultor inglês fez uma extensa pesquisa sobre as causas de fracasso na liderança e chegou à seguinte conclusão:

1 - Incapacidade de organizar detalhes;
2 - Falta de disposição para fazer o que se pede para os outros fazerem;
3 - Expectativa de pagamento pelo que se sabe, ao invés do que se realiza;
4 - Medo da competição dos outros;
5 - Ausência de pensamento criativo;
6 - Síndrome do “EU”;
7 - Excesso de licenciosidade;
8 - Deslealdade;
9 - Ênfase demais na autoridade;
10 - Ênfase demais no “título”;
11 - Ausência de compreensão dos efeitos negativos de um ambiente negativo;
12 - Ausência de bom senso.

Há algumas causas que parecem óbvias, outras interessantes, outras realmente novidades, como o “Excesso de Licenciosidade”. Diz Denny que líderes que não sabem manter o respeito de seus subordinados, logo perdem a liderança. É preciso manter o “respeito” diz ele. Outra causa interessante é a “Expectativa de pagamento pelo que se sabe…”.

Na verdade, muitas pessoas perdem a liderança porque achando-se capazes de fazer alguma coisa, de fato, não fazem, mas como acham-se capazes, pensam que devem ser reconhecidas apenas pela sua capacidade de saber ao invés de capacidade de realizar, fazer. Outra causa interessante é a “Falta de disposição para fazer o que se pede para os outros fazerem”. Isto é incrível! Muitos chefes, gerentes, etc. só sabem “mandar fazer” e não têm a mínima disposição de participar da ação. O líder verdadeiro está sempre disposto a fazer aquilo que ele pediria a outro para fazer, mesmo que não faça tão bem quanto o especialista. Ele está sempre disponível para fazer, participar.

Sugiro que você tome esta lista das 12 maiores causas de fracasso na liderança e faça uma auto-análise. Qual a nota que você daria a si mesmo em cada um dos doze ítens? Como os seus subordinados, seus companheiros de trabalho, seus chefes, percebem a sua liderança? O que fazer para transformar as causas de fracasso em sucesso?

Embora seja extremamente importante saber o que fazer ao liderar pessoas, é também, importante, saber o que não fazer.

Pense nisso. Sucesso!

Siga-nos no Twitter e Facebook

x



Compartilhe: Blogblogs Technorati Delicious Facebook

Comentários