Brasília, 17 de outubro de 2017
30
jan

0

Comentários

O que é e como alcançar o estado de fluxo?

30 de janeiro, 2015 | Autor: Jose Roberto Marques | Tópicos: Comportamento
Tags: , ,

Quantas vezes você já se sentiu “perdido” em relação a sua própria vida? Realizações, sonhos, metas, sucesso profissional e pessoal. Muitas coisas importantes vão pelo caminho quando ainda não temos claro quem somos, o que nos motiva a levantar todos os dias e nos faz feliz verdadeiramente.

Como intuito de compreender o que leva o indivíduo a seu estado pleno de satisfação e motivação intrínseca, o psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, desenvolveu a teoria do estado de fluxo, também chamado de estado de Flow, um grande impacto na produção científica sobre felicidade e bem-estar do ser humano.

Trata-se de uma condição de foco absoluto que torna qualquer atividade espontânea e produtiva, devido a um estado mental de concentração profunda atingida quando se está totalmente envolvido com determinada ação.

Segundo os estudos de Csikszentmihalyi, para haver um estado real de Flow, os níveis de desafios e competências devem estar em plena harmonia. Ele ressalta ainda que sua aplicação deve ser urgente e necessária nas escolas e no trabalho, onde o indivíduo passa maior parte de seu tempo durante a fase de crescimento e depois em sua vida adulta.

Estar em Flow, verdadeiramente, é muito importante para que haja congruência entre aquilo que a pessoa faz diariamente e aquilo que ela gosta e ama fazer de verdade. Do contrário, a performance e os resultados serão sempre os mesmos e insatisfatórios.

Consequentemente quanto mais nos dedicamos às tarefas que gostamos, maiores são nossas competências para realizá-las e, com isso, nossos resultados vão se tornando cada vez melhores e nós, pessoas mais felizes.

Acessando seu estado de fluxo

Na vida cotidiana, raramente concentramos nossa atenção além de um nível muito breve. Somos constantemente distraídos e nossa atenção salta de um estímulo para outro.

Entretanto, na experiência do Flow, os desafios são suficientemente altos para absorver o máximo de nossas habilidades. É quando o envolvimento ultrapassa o nível de intensidade, a atividade se torna espontânea, quase que automática e a pessoa não precisa fazer esforço para que os movimentos aconteçam, eles simplesmente fluem.

Responda abaixo as seguintes reflexões que irão ajudá-lo a identificar se de fato você tem se conectado com seu potencial pleno:

Quais atividades fazem você perder a noção de tempo?
Como você se sente ao fazer uma atividade que não lhe agrada?
Quais atividades você possui total controle e se sente relaxado ao realizá-la?
O quanto suas competências e habilidades são suficientes para a realização de suas atividades profissionais e pessoais?
Você é feliz com seu trabalho e vida atual?
Quais atividades você realiza com total espontaneidade?
Em quais momentos você se sente sereno e focado no momento presente?

É essencial que o indivíduo exercite seu estado de Flow, para que possa estar bem consigo mesmo e desenvolva uma postura mais positiva em relação a sua vida, as pessoas com as quais convive e o mundo a sua volta.

Siga-nos no Twitter e Facebook

x



Compartilhe: Blogblogs Technorati Delicious Facebook

Comentários